Tenho uma nova demanda de refrigeração, por onde começo?

A refrigeração faz parte do dia a dia das empresas principalmente em indústrias de alimentos, agronegócio e medicamentos onde está diretamente ligada ao Core Business da companhia. Ter um sistema de refrigeração eficiente e de implantação economicamente viável é desafio comum em um mercado cada vez mais competitivo.

Iniciar uma nova demanda de refrigeração envolve alguns passos importantes para garantir um projeto bem-sucedido. Aqui estão os passos iniciais que você pode seguir: 

  1. Defina os Requisitos e Metas: Comece entendendo as necessidades específicas para a demanda de refrigeração. Isso inclui a temperatura desejada, a capacidade de resfriamento necessária, o tipo de ambiente em que a refrigeração será aplicada e quaisquer requisitos especiais como controle de umidade relativa, pressão positiva, renovação de ar, controle de CO² entre outros. Uma conversa com um especialista Projecold pode auxiliar a determinar quais são os pré-requisitos para o seu tipo de produto e operação.
  2. Cálculos de Carga Térmica: A carga térmica requerida para seu projeto é fundamental para orientação de qual caminho seguir. A capacidade total de refrigeração pode determinar e excluir alguns tipos de sistema, por isso esta etapa é muito importante. É fortemente recomendado que o cliente tenha sua carga térmica de referência pois fornecedores usam metodologias diferentes de cálculo que impactam diretamente no selecionamento e consequentemente no custo de implantação e operacional. A Projecold pode oferece suporte especializado para esta etapa e pode economizar muito tempo além de evitar transtornos futuros de não atendimento das condições de projeto, alto consumo e falta de confiabilidade do sistema.
  3. Pré-análise do Sistema de Refrigeração: Com base nos requisitos definidos e na carga térmica do sistema é possível analisar os tipos de sistemas mais adequados a aplicação. Uma etapa fundamental na escolha dos sistema de refrigeração é a escolha do fluido refrigerante. Cada fluido refrigerante apresenta características específicas que podem trazer vantagens ou desvantagens na sua aplicação específica. Via de regra a Projecold recomenda a análise em três aspectos fundamentais nesta ordem:  a) Segurança; b) Eficiência energética; c) Impacto ambiental. A tabela abaixo trás características dos fluidos refrigerantes relacionadas a estes três aspectos e auxilia a direcionar os fluidos refrigerantes mais recomendados para seu projeto:

4. Seleção do tipo de sistema: Algumas aplicações vão restringir as possibilidades de sistemas de refrigeração mas na maioria dos casos uma ampla gama de possibilidadades pode atender a aplicação, todavia não com os mesmos resultados. 

Por exemplo: Para uma aplicação de câmara frigorífica de baixa temperatura a -25°C existem diversas opções de sistemas:

- Simples Estágio

- Duplo estágio

- Booster

- Cascata

- Sub-resfriado

- Expansão direta

- Sistema inundado (Comum em aplicações de NH³)

- Fluido intermediário (Tifoxit / CO²)

Ainda para este mesmo exemplo de sistema há diversas alternativas de sistemas de compressão:

- Parafuso (Aberto / semi-hermético)

- Alternativo (Semi-hermético / Hermético)

- Scroll 

Os fabricantes tendem a defender soluções onde sabem que são mais competitivos mas que não necessariamente trarão a melhor relação de custo benefício para o cliente. São valorizadas características específicas mas que muitas vezes não serão traduzidas em benefícios para sua aplicação. Contar com uma análise especializada das opções permite ao cliente Projecold escolher o que efetivamente traz benefício.

5. Análise de COP: Coeficiente de Performance ou COP é o número objetivo que indica a eficiência da instalação. Ele é a relação entre a Capacidade de refrigeração fornecida em kW pela energia consumida também em kW, portanto é adimensional. O objetivo é sempre entregar a melhor relação possível. Este número vai indicar o quão eficiente é uma instalação em relação a outra. A Projecold faz a análise de COP de instalações e compara com as opções disponíveis para cada projeto para orientação de qual terá a melhor entrega de eficiência para sua aplicação.  

Lembre-se de que a complexidade do projeto pode variar dependendo do tamanho e da aplicação da demanda de refrigeração. Contar com a orientação de um profissional de engenharia de refrigeração é fundamental para fazer o melhor negócio para sua empresa.